Criado em 1936, por Gabriel Farnet, o Château Minuty pertence à família Matton-Farnet. Em 1955 foi classificado como Cru Classé e permanece com esta classificação até hoje. A propriedade vinícola, de gestão familiar, está localizada na região de Provence, no sul da França, com vista para a península de Saint-Tropez.

François Matton, sócio-proprietário, produtor e enólogo do Château Minuty, esteve no Brasil, em passagem pelo Sul do país pela primeira vez e nos concedeu uma entrevista exclusiva.

Atualmente, seus vinhos rosés são referência em todo o mundo pela elegância e qualidade. No Brasil, os produtos são trazidos pela importadora Castas de Patrick Moraes e Ruy Belchior.

VINICOLA – O que faz do vinho rosé tão especial e fascinante?

FRANÇOIS – É a simplicidade. Como sempre digo, rosé é um estilo de vinho muito fácil de beber, principalmente durante as estações mais quentes como o verão.  A versatilidade dos rosés o torna especial para consumir na praia, no parque, em festas, ambientes abertos, em especial com amigos. É um vinho vibrante harmônico, aromático, fresco e saboroso.  

VINICOLA – Château Minuty tem o maior cuidado com os seus vinhos desde a colheita, feita 100% à mão, da prensagem à embalagem de estilo único. Seria este o segredo de estarem entre os melhores rosés do mundo e criarem vinhos tão consistentemente maravilhosos?

FRANÇOIS – Sim. No Château Minuty acreditamos que tudo está nos detalhes. Mesmo tendo uma grande produção, dedicamos atenção desde o vinhedo, passando pela colheita manual, a vinificação, o cuidado em manter a qualidade e o estilo do vinho, inclusive o assemblage entre as uvas, a escolha do rótulo e das garrafas, o posicionamento destes vinhos no mercado e para quem vendemos os nossos vinhos. Mas acima de todos estes cuidados acreditamos na consistência dos nossos vinhos que vem do conhecimento adquirido de geração em geração, atualmente o  Château Minuty está na terceira geração da família Farnet-Matton.   

VINICOLA – Em que  a classificação Cru Classé diferencia os vinhos do Château Minuty dos demais Rosés da Provence?

FRANÇOIS – É muito importante para nós estarmos dentro da Classificação Cru Classé, é uma grande certificação para o Château Minuty, somos muito felizes por estarmos classificados deste 1955. Porém isso não é tudo, existem muitos outros fatores que contribuem com a consistência e qualidade dos nossos vinhos. 

VINICOLA – Por favor, nos conte um pouco mais sobre essa classificação.

FRANÇOIS – Em 1955, 23 Châteaus da Provence receberam a Classificação “Cru Classé”, cinco vinícolas se extinguiram e permanecem até hoje 18 Châteaus, dentre os quais o Minuty é o maior dos produtores, o critério base para a classificação é a qualidade do vinho.

VINICOLA – Há quanto tempo sua família está à frente do Château? E, como é administrar a propriedade junto do seu irmão Etiennee?

FRANÇOIS – Minha família está à frente deste negócio desde 1936, mais de 85 anos. Em Janeiro minha sobrinha entra na administração e passará a ser a quarta geração a frente do Château Minuty. Quando a família caminha junto à frente do negócio, ela se torna também o seu time  de trabalho e isso é muito importante para nós. Eu e meu irmão somos sócios, e também diferentes um do outro, em diversos aspectos, nem sempre é fácil, mas quando enfrentamos desafios sempre estamos juntos, e isso é ótimo  

VINICOLA – Sua propriedade está localizada muito próxima do mar, seus vinhedos são agraciados com a brisa do mediterrâneo, como que essa proximidade interfere nas suas vinhas? Percebi uma mineralidade e sapidez bem particular nos seus vinhos.

FRANÇOIS – Sim. Estamos muito perto do mar e nos beneficiamos com o clima temperado, portanto não temos invernos muito frios e nem verões muito quentes, e isso é muito bom para o vinhedo, pois algumas variedades de uvas dos nossos vinhedos se beneficiam muito com este perfil de clima nesta parte da Côte d’Azur especificamente Baía de St. Tropez. Provavelmente não teríamos este benefício climático com tanta qualidade nas uvas em outra região mais adentro da costa.   

VINICOLA – Você possui quatro rótulos no seu portfólio, nos conte um pouco sobre ele. Você também faz uma relação muito interessante com a classificação dos Champagne. Como surgiu esta analogia?

FRANÇOIS – As quatro marcar que temos são: M Minuty; Prestige; Et Or e 281. São vinhos que representam a elegância e o estilo mediterrâneo de Saint-Tropez, São refrescantes, untuosos e elegantes.

Costumo comparar as nossas marcas de rosés com os Champagnes, pois somos mercados muito próximos, quando se trata do perfil e estilo de consumo. Em festas, com amigos, etc. Assim como Champagne, somos os únicos que produzimos garrafas de tamanhos especiais. Não é comum encontrar nas Apelações da França as garrafas de tamanho especial. Nós vendemos muito as garrafas de 1,5L (Magnum), 3L (Double Magnum) e 6L (Imperial ou Matusalém) formatos são diferenciados que se encontram quase que exclusivamente em Champagne ou Provence. Costumo dizer que nossos rosés são os “Champagnes” do dia.

VINICOLA – A garrafa do seu rosé top de gama é uma obra de arte e foi elaborada por um artista especial, não é?

FRANÇOIS – Sim, o rótulo do icônico Château Minuty 281, foi criado pelo designer da Dior Parfum, o mesmo que cria todos os formatos dos vidros de perfume da Dior, J’Adore é muito próxima do 281 ambos designers de garrafas/vidros são do Hubert de Malherbe.     

VINICOLA – Os vinhos Château Minuty estão presentes em mais de 100 países, mas é num trajeto de apenas 2h de carro na Riviera Francesa que concentra um dos seus maiores volumes de venda. Como assim?

FRANÇOIS – A Riviera Francesa é frequentada por muitos turistas que vem para curtir o final de semana, feriados e férias. O estilo de comida da cozinha mediterrânea é predominante na costa do sul da França e perfeita para harmonizar com os vinhos rosés, esta combinação representa um estilo de vida perfeito. Muitas pessoas procuram este destino pelas praias, para passar a temporada do verão e claro pelos grandes vinhos rosés que se encontram nesta região. 

VINICOLA – Sua propriedade está localizada numa das regiões mais exuberantes e desejadas para o turismo do mundo, a região de Provence, no sul da França, com vista para a península de Saint-Tropez. Vocês possuem uma estrutura para enoturismo?

FRANÇOIS – Em St. Tropez não temos estrutura para hospedagem, no entanto visitas à vinícola podem ser agendadas, através dos nossos contatos disponíveis no nosso site.  

VINICOLA – O mundo dos vinhos sempre nos surpreende com histórias fascinantes. Quais são as histórias imperdíveis de Château Minuty?

FRANÇOIS – Não é uma história muito legal, mas é marcante para nós. Durante a II Guerra Mundial, o Château e a nossa casa, serviu de escritório para os soldados e oficiais do exército alemão durante a ocupação do território Francês. Foram períodos muito difíceis, mas fizeram parte da nossa história, da história da França.

___

Uma dica do François Matton para os apaixonados pelos vinhos rosés do Château Minuty…

Aproveitem muito o frescor, a exuberância e vibração dos aromas e sabores dos vinhos do Château Minuty, são de grande facilidade de beber e podem acompanhar todos os momentos dos dias de festas, com amigos na praia ou piscina. 

Comentar

Seu comentário
Digite seu nome