Tal qual as Caravelas Santa Maria, Pinta e Niña, os distintos cavalheiros Danilo Gentili, Oscar Filho e Diogo Portugal são desbravadores, mas do stand up brasileiro. Por este motivo, estes ícones do humor nacional criaram três vinhos portugueses, os Putos branco, rosé e tinto, lançados recentemente no Brasil.               

Os vinhos Putos são elaborados no Alentejo, pela vinícola Carmim. A linha é formada pelo Putos Tinto Alentejo DOC 2021, pelo Putos Branco Alentejo DOC 2021 e pelo Putos Rosé Alentejo DOC 2021. O Putos tinto é produzido com as uvas Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira. Muito macio e saboroso, possui aromas de frutas vermelhas maduras, como amoras e groselhas, e notas de baunilha. O Putos rosé é um corte de Aragonez, Syrah e Touriga Nacional. Fresco e delicado, com sabores que remetem a frutas vermelhas frescas, como framboesas e morangos. Antão Vaz, Gouveio e Arinto são as uvas do Putos branco. Os aromas lembram pêssegos e, em boca, possui acidez equilibrada e refrescante.

Os vinhos Putos (R$ 59,90 no site da grandeadega.com.br) são trazidos exclusivamente ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

Confira a entrevista com Danilo Gentili, Oscar Filho e Diogo Portugal

VINICOLA – Primeiramente, com tantas bebidas disponíveis, por que vinho? Poderia ser uma cerveja ou um gin com a assinatura de vocês?

Danilo Gentili: Nós somos comediantes stand-up. E o stand-up comedy é a grande raiz de todas as outras formas de comédia. Assim como o vinho é a raiz de todas as outras bebidas. Nós que somos comediantes raiz, fazendo comédia raiz, lançamos uma bebida também raiz.

Oscar Filho: Para responder isso, precisamos voltar um pouco no tempo. Danilo Gentili, Diogo Portugal e eu fazemos parte do início, em 2005, das atividades no stand-up comedy como se conhece hoje aqui no Brasil. Ele foi uma novidade tão grande que influenciou boa parte dos humoristas que temos atualmente. Portanto, fizemos parte da popularização de algo especial. Cerveja é um produto que, apesar da popularidade e de ter a possibilidade de penetração maior no mercado, várias celebridades já têm um projeto. O vinho é algo que dá mais a ideia de ser algo único. Não é em qualquer ocasião que você abre uma garrafa de vinho, assim como não é a qualquer momento que você populariza um gênero de humor. Somando essas questões, o vinho é o produto ideal para passar a ideia de algo que, quanto mais envelhece, melhor fica.

Diogo Portugal: Na minha opinião, um dos motivos foi a paixão que tenho por vinho. O vinho nos dá prazer, nos deixa feliz e deixa quem está ao nosso redor mais alegre. Tem a ver com o que a gente faz, sentimos prazer em estar no palco e ver pessoas gargalhando! O vinho também traz esta sensação. Quando nos reunimos, pra falar sobre comédia e criar piadas, sempre abrimos uma garrafa – eu era meio que um provocador. O Danilo também me ensinou a gostar de charuto, acho que tudo combina!

VINICOLA – Vocês já eram apreciadores de vinhos? Preferem tinto, branco ou rosé?

Danilo Gentile: Eu prefiro vinho tinto. Essa é a grande bebida da humanidade! Todo o resto são apenas variações.

Oscar Filho: Eu não bebo. Nunca bebi. Cerveja, vodca, whiskey, gin, nada… Só vinho! E o vinho me foi apresentado por um humorista também, o Welder Rodrigues. Fiquei bêbado de vinho a primeira vez que ele me fez tomar uma taça porque não conseguia acreditar que eu nunca tinha bebido vinho antes. A culpa é dele! O vinho tinto é o que deixa marcas mais fortes!

Diogo Portugal: Eu já era apreciador há mais tempo que eles. Não me considero um entendedor, mas sei quando o vinho não é bom! No caso do Putos, posso afirmar que desce muito bem! Eu prefiro tinto! Mas gosto também de branco e rosé, principalmente no verão!

VINICOLA – Como foi que surgiu a ideia de vocês três terem um vinho?

Danilo Gentili: O Diogo veio com a ideia, ele é um apreciador de vinhos e disse que seria uma boa ideia termos nossa própria bebida. E sinceramente? Que boa visão essa que ele teve.

Oscar Filho: O Diogo disse que seria uma boa ideia termos nossa própria bebida relacionada ao nosso grupo, o Stand-up Raiz. Assim, podemos brindar ao nosso sucesso pessoal, ao sucesso do grupo e ao sucesso desse projeto bebendo um vinho de criação nossa!

Diogo Portugal: Em uma destas noites que a gente se encontrava, pra falar de comédia e beber vinho, veio este insight! Mas, na época, nem sabíamos por onde começar!

VINICOLA – Como está sendo a receptividade do público?

Danilo Gentili: Eu estou surpreso, pois estão gostando, tanto da ideia quanto do vinho. Todos acham que é uma brincadeira, porém, quando provam, percebem que o negócio é sério!

Oscar Filho: Muitas pessoas elogiam por termos conseguido criar algo assim. Elogiam o nome, elogiam o rótulo, elogiam o slogan e a ideia. Depois essas pessoas experimentam e percebem que não é uma piada bem elaborada, elas se dão conta de que a qualidade dos vinhos é tão boa quanto a ideia artística que embala o conceito.

Diogo Portugal: Já estamos recebendo vários elogios! Com relação ao valor do vinho, ao invés do susto, é um alívio! Você ganha uma BMW e paga um Fusca!

VINICOLA – Como se deu o processo de escolha do país (Portugal), região (Alentejo) e as uvas da composição dos rótulos?

Oscar Filho: É justamente aí que o projeto entra com um suporte de peso das importadoras Porto a Porto e Casa Flora, que nos guiaram através de uma degustação de vários vinhos, de vários tipos de uvas. Fomos muito bem direcionados por eles. O legal deste projeto é que não é uma empresa que chegou até nós querendo lançar um novo produto ou um conceito inexistente e nos buscou para a divulgação. Foi um trabalho em conjunto, no qual cada um participou de uma parte importante no processo todo.

VINICOLA – Para vocês era importante ter um vinho de bom custo e benefício?

Danilo Gentili: Pra mim, só faria sentido se esse vinho fosse como a minha comédia: acessível pra todo mundo!

Oscar Filho: Nossa pretensão não era fazer algo requintado a ponto de não chegar no nosso público-alvo. A nossa vontade é que mais e mais pessoas nos conheçam, riam das nossas bobagens e se divirtam. Queríamos que fosse um vinho honesto, com uma qualidade suficiente para que qualquer um pudesse investir e experimentar, assim como os nossos shows!

Diogo Portugal: Queremos levar ao consumidor um vinho de qualidade por um preço acessível, um vinho democrático.

 VINICOLA – Por que o nome Putos?

Danilo Gentili: O Diogo veio com a ideia do vinho e nos apresentou os maravilhosos parceiros da Porto a Porto e da Casa Flora. Eu entendi que pra brincadeira ser completa precisávamos de um rótulo que remetesse aos grandes clássicos. Trabalhei nessa direção de arte, criei o conceito visual misturando as tradições da comédia com as tradições de rótulos de vinho, sugeri também o slogan que mistura os dois universos: “nunca fomos sem graça, você que bebeu pouco vinho”. E o Oscar fechou com chave de ouro quando sugeriu o nome Putos, que faz todo sentido, afinal o vinho português, assim como nós, embora envelhecidos, ainda somos meninos, que é o que significa Putos! O nome é curto e, como toda piada, traz um duplo sentido, enfim, tudo ficou muito bem adequado e encaixado. Foi realmente um trabalho em conjunto, no qual todos tiveram contribuições decisivas para esse produto ser o que é.

Oscar Filho: Assim que batemos o martelo, o Danilo disse algo como: “o rótulo precisa dar a ideia de algo especial e único”. Ele começou a falar sobre como a borda do rótulo poderia ser de parreiras misturadas com microfones. Ele já estava elaborando ali, o Danilo é bom com ideias para artes gráficas. É dele a ideia e o desenho do logo do Stand-Up Raiz também. O texto do contrarrótulo remete ao descobrimento das Américas por Colombo. Apesar de ser italiano e ter saído da Espanha, sua chegada pós-descobrimento foi em Portugal. Este termo me veio enquanto eu pensava num nome para o vinho porque eu lembrei imediatamente de quando soube que putos tinha esse significado em Portugal. Eu era criança e eu adorava poder falar um palavrão que não era um palavrão. Eu podia me defender dizendo o significado disso para os adultos.

VINICOLA – É inegável a referência que o rótulo do vinho faz a um clássico tinto francês (Château Petrus)…

Danilo Gentili: Na verdade, quando pensei nisso, não pensei apenas no Petrus, e sim no “mítico” visual de clássico rótulo de vinho, do qual o Petrus faz parte. É comum vermos desenhos em hachuras, num papel envelhecido com letras góticas, em todo vinho clássico. Se você assistisse um desenho animado ou um filme, esse tipo de rótulo é o que você espera ver – e foi por isso que optei em ir visualmente por esse caminho. No fundo, o rótulo é uma paródia aos mais clássicos rótulos de vinho. E não é isso que o stand-up comedy é, uma paródia de tudo na vida?

VINICOLA – Adorei o selo vermelho do Stand-Up Raiz. Como estão os espetáculos de vocês três?

Danilo Gentili: Estão como um bom vinho: quanto mais provam, mais divertido fica!

Oscar Filho: Nos conhecemos há 17 anos! Imagine um bom vinho com essa idade? Quanto mais envelhece, melhor é a experiência de quem experimenta.

Diogo Portugal: O selo combinou muito com o rótulo, esta foi mais uma das artes criadas pelo Danilo Gentili, temos sorte de ter ele no grupo! Os shows estão ficando cada vez mais legais e gostamos muito de viajar juntos, não temos nem motorista quando viajamos por perto, sempre um dos três dirige e a conversa entre amigos no caminho é tão legal quanto o show!

VINICOLA – Agora uma pergunta bem pessoal: se tivessem que escolher um vinho para levar para uma ilha deserta, qual seria?

Danilo Gentili: Levaria o Putos. Assim, quando uns canibais fossem me comer, eu diria: “vocês não podem me matar, sou uma pessoa importante, olha minha cara aqui no rótulo”!

Oscar Filho: Levaria Putos Rosé, que é exatamente a cor que eu fico quando tomo muito sol.

Diogo Portugal: Levaria um Putos! Tomaria o vinho e mandaria uma mensagem na garrafa… “me salvem, isto não é uma piada!”.

Fotos: Divulgação

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