Uma das coisas mais fascinantes no universo do vinho é a possibilidade de sempre estar conhecendo e degustando coisas novas. É um aprendizado constante. Recentemente conheci um novo importador de vinhos franceses, com um portfólio dedicado a pérolas de pequenos produtores da região do Rhône. Eis que no meio da conversa ele me pergunta: você já degustou um espumante elaborado totalmente com a uva Bourboulenc? Pela minha cara animada pela surpresa, ele percebeu que pra mim era novidade.

Vou te contar um pouco mais sobre a descoberta dessa pérola branca do Sul da França.

A uva Bourboulenc é uma uva branca antiga, nativa da Provence. Alguns estudiosos atribuem sua origem à Grécia. Trata-se de uma cepa tradicional, cultivada no Sul da França, porém “abandonada” e esquecida para os produtores do meio. Hoje seu cultivo é relativamente raro. Ela é encontrada principalmente em “assemblages”, ao lado de Clairette e Grenache Blanc, em vinhos das apelações Côtes du Rhône, Bandol e Châteauneuf-du-Pape.

É uma uva robusta e vigorosa, que apresenta a vantagem de amadurecimento tardio, sendo a última a ser colhida. Exigente em calor, sua maturidade atinge o ápice após todas as outras castas, quase no final de outubro. Sua colheita é feita manualmente, com triagem severa.

As tradicionais regiões de espumantes mais ao norte, como Champagne, Borgonha e Alsácia, colhem suas uvas (Chardonnay, Pinot) ainda “verdes”. Em contrapartida, o clima único do Rhône Meridional permite uma colheita dos cachos plenamente maduros e dourados, porém contendo baixo teor de açúcares. Essa característica é uma grande vantagem por resultar em um teor alcoólico máximo de 12% e foi isso que inspirou o vigneron na criação deste vinho único: um espumante natural, produzido pelo método tradicional, elaborado em sua totalidade com a uva Bourboulenc.

O resultado da sua criação foi um espumante extra brut único, raríssimo de encontrar elaborado em sua totalidade com esta casta. Leve, fresco, tanto no aroma como no paladar, é sedoso com um perlage fino e intenso.

O ousado e criativo vinhateiro, que acreditou e apostou no resgate dessa variedade, foi Emmanuel Bouchard. Provavelmente você já deve ter ouvido falar nesse sobrenome tão conhecido no universo do vinho. A família Bouchard, da Maison Bouchard Père et Fils, possui sua origem na Borgonha  e há nove gerações transmite sua tradição na produção de vinhos de pai para filho.

Com um cultivo inteiramente orgânico, o Domaine du Val des Rois produz vinhos clássicos e típicos da apelação “Côtes du Rhône”

Emmanuel, em busca de algo diferente, encontrou numa pequena propriedade em Valréas, na Provence, no Vale do Rhône Meridional, o terroir perfeito para deixar sua assinatura no disputado mercado do vinho francês. Com um cultivo inteiramente orgânico, o Domaine du Val des Rois produz vinhos clássicos e típicos da apelação “Côtes du Rhône”, entre tintos, branco e rosé, além de um vinho da apelação “Côtes du Rhône Villages Valréas”, premiado com medalha de ouro no “Concours des Vins à Orange”.

O espumante é inédito no Brasil e está disponível, assim como toda a linha do Val des Rois, exclusivamente na adega online Notre Cave. O site de vendas online notrecave.com.br será lançamento dia 03 de março. O preço do espumante é R$ 229, mas está com um valor diferenciado em virtude do lançamento, R$ 199. É possível fazer pedidos antecipados por email: adega@notrecave.com.br

Notas de Degustação:

clique para ampliar

A Bourboulenc confere tons cítricos, bastante complexos, com notável picância ao espumante. No nariz apresenta aromas cítricos, com um toque especial de grapefruit. No paladar possui um ataque macio, de baixa acidez equilibrada, graças à colheita do fruto em plena maturidade. Seu perlage apresenta bolhas finas; um vinho sedoso e fresco. A sugestão é servir fresco, como aperitivo.

Fotos: Divulgação

Comentar

Seu comentário
Digite seu nome