Uma harmonização polêmica, mas que rende boas experiências. Vinho e chocolate, já se permitiu essa ousadia? Seja sincero: juntando dois elementos como esses, tem como ficar ruim? No entanto, assim como ocorre nas harmonizações salgadas, existem alguns truques para não errar na escolha.

Para facilitar esse encontro, Jean Stelmach, embaixador dos Vinhos do Alentejo no Brasil, preparou uma seleção de vinhos para harmonizar o seu chocolate predileto com o vinho adequado para que sua experiência seja fora do comum.

Ficou interessado? Descubra abaixo as três dicas dos Vinhos do Alentejo:


Eleja um tinto com chocolate ao leite

A maioria dos consumidores brasileiros prefere o tradicional chocolate ao leite. Como você pode deduzir, a mistura do cacau com a cremosidade do leite pode proporcionar experiências gastronômicas incríveis.

O Alento Tinto é uma boa escolha para acompanhar este tipo de chocolate, pois a sua doçura entra em sintonia com o açúcar presente no doce. Feito na região do Entremoz, no Alentejo, o delicioso neste vinho sem dúvida é sua fruta e o rico toque floral. Na boca, é alegre e traz as características da região e de suas castas. Tem equilíbrio, frescor e taninos macios.

Além do chocolate ao leite in natura, você pode apreciar este vinho com o bolo de floresta negra.

Descrição do vinho: ALENTO TINTO – Adega do Monte Branco – Estremoz – Alentejo

Onde encontrar: www.magnumimportadora.com


Aposte no branco para chocolates brancos

Segundo predileto pelos brasileiros, a opção mais clara não pode faltar na Páscoa. A harmonização interessante para o chocolate branco é o Monte da Ravasqueira Viognier. Produzido na região de Arraiolos, no Alentejo, este tradicional branco descansa 6 meses em carvalho francês, além de um pequeno período em contato com borras, dando a esse vinho uma textura cremosa e amanteigada, que somado a um frescor e nuances das frutas cítricas o deixam um bom corpo e um ótimo paladar.

Além do chocolate branco in natura, você pode apreciar este vinho com torta de chocolate branco com frutas da estação.

Descrição do vinho: MONTE DA RAVASQUEIRA VIOGNIER – Arraiolos – Alentejo – Portugal

Onde encontrar: www.divvino.com.br


Vá de vinho aromático com chocolate mais amargo

Altamente gastronômico, o chocolate meio amargo não pode faltar para os paladares mais exigentes.

Uma das grandes dificuldades para esta combinação é a presença marcante de açúcar e de gordura do chocolate. Essas duas características envolvem as papilas gustativas de uma maneira que pode dificultar a percepção de outros sabores. Para sustentar esse peso, o vinho deve ser encorpado, aromático e complexo e ter alto teor de açúcar residual. A aposta correta acaba sendo o vinho Ripanço.

Produzido na região de Reguengos Monsaraz, no Alentejo, este vinho gordo, de características generosas é muito aromático e combina as frutas vermelhas de bosque a um toque floral, com especiarias, chocolate e a baunilha do estágio em carvalho.

Além do chocolate meio amargo in natura, você pode apreciar este vinho com tiramisú.

Descrição do vinho: RIPANÇO – José Maria da Fonseca – Reguengos Monsaraz – Alentejo

Onde encontrar: www.decanter.com.br

Comentar

Seu comentário
Digite seu nome