O enólogo José Hernández Toso, da Riglos Huarpe Family Wines, traz suas recomendações para fazer da degustação uma experiência única

O dia 17 de abril é uma data especial para os amantes do vinho, pois é o Dia Internacional do Malbec. O enólogo José Hernández Toso, da Riglos Huarpe Family Wines, compartilha hoje dez dicas-chaves para se ter em mente ao degustar um Malbec.

Esse vinho é produzido principalmente na Argentina, país que exporta esse vinho para 120 países, tendo como principais destinos o Reino Unido (29,1%) e os Estados Unidos (27,9%) seguidos por Brasil, Canadá e México. Nos últimos anos, as importações de países como Brasil, México, França, Colômbia, Peru, Uruguai, Chile, Equador e Irlanda tiveram uma alta exponencial.

Malbec posicionou-se como uma das castas mais destacadas e apreciadas na indústria do vinho em todo o mundo. Adapta-se aos tempos e prospera: cada vez mais se produz, com diferentes estilos e com os olhos de novos enólogos, mas sem perder os seus valores tradicionais para cativar públicos de todas as regiões.

Embarcar na primeira aventura de degustação de vinhos pode ser uma experiência emocionante, mesmo para consumidores menos experientes. Com uma ampla gama de sabores, aromas e estilos para explorar, é essencial fazê-lo com a mente aberta e seguindo algumas dicas úteis para garantir que esta seja uma experiência única.
 

Dez dicas para curtir um bom Malbec

O enólogo José Hernández Toso, da Riglos Huarpe Family Wines.

Comece com o básico: familiarize-se com as variedades de vinho fundamentais. O Malbec é uma das ótimas opções, pois é um vinho que se distingue pelo seu coração frutado, seu volume e pela sensação doce e agradável que deixa no paladar. Também é muito versátil, pode ser combinado com alimentos ou tomado por conta própria. É um vinho ideal para desfrutar em diferentes momentos.

Observe o vinho: Reserve um momento para examinar a cor, a clareza e a viscosidade do vinho. Segure o copo contra um fundo branco para avaliar o tom e a intensidade. Observar essas características visuais pode fornecer informações sobre a variedade de uva, idade e técnicas de vinificação utilizadas. O Malbec tem uma cor muito atraente, com um tom vermelho arroxeado profundo.

Envolva seus sentidos: Antes de tomar seu primeiro gole, envolva seus sentidos. Agite suavemente o vinho no copo para liberar seus aromas. Inspire profundamente e identifique os vários aromas, desde frutados e florais até terrosos ou picantes. Estes aromas podem dar uma pré-visualização do perfil de sabor do vinho. No caso do Malbec, ele também se caracteriza por incluir outras fragrâncias como chocolate e violeta.

Explore o sabor: Tome um pequeno gole e deixe o vinho revestir seu paladar. Preste atenção no corpo do vinho, que no caso do Malbec se caracteriza por sua robustez, e pelo equilíbrio entre acidez, doçura e taninos. Observe as diferentes camadas de sabores que se desdobram, incluindo notas frutadas, notas de ervas ou influências sutis de carvalho. O Malbec distingue-se por uma acidez equilibrada, sua suculência, seu aroma de amora e cereja preta.

Tome seu tempo: a degustação de vinhos é uma experiência para saborear. Aproveite cada gole e deixe o vinho evoluir em sua boca. Observe os sabores mudarem enquanto segura o vinho, areja-o e deixe-o sentado.

Experimente harmonizações de alimentos: harmonizar vinho com comida pode elevar a experiência geral de degustação. Experimente várias combinações, como um queijo cremoso com vinho branco ou um bife suculento com um tinto intenso. A interação entre comida e vinho pode realçar sabores e criar combinações harmoniosas.

Considere a temperatura: Certifique-se de servir seu vinho na temperatura certa. Em geral, os vinhos brancos são melhor apreciados refrigerados, enquanto os tintos são servidos levemente entre 16° e 18°.

Escolha uma taça adequada: Ao segurar a taça de vinho, segure a haste, a parte mais fina e mais alta. O calor da mão pode aquecer o vinho e o copo vai ficar sujo. O copo deve estar limpo. Para isso, use um guardanapo antes e depois de beber para evitar manchas.

Compre em lojas especializadas: Procure comprar vinhos onde eles saibam como aconselhá-lo sobre qual vinho comprar.

Aproveite sem medo: Durante uma degustação de vinhos, não se preocupe em descartar o vinho depois de degustá-lo. Se preferir ingeri-lo, tudo bem. A degustação de vinhos é uma experiência pessoal, e o mais importante é que você aproveite e aprenda enquanto explora diferentes vinhos.

Comentar

Seu comentário
Digite seu nome