“Feito sobre e para vinhateiros, consumidores, profissionais, especialistas e entusiastas”. É assim que Gabriela Monteleone, reconhecida sommelière brasileira, define seu novo livro “Conversas Acerca do Vinho”. A obra reúne e traduz os produtores e vinhos presentes nos encontros do “Tão Longe, Tão Perto”. O projeto, realizado em parceria com o empreendedor Ariel Kogan, visa aproximar os produtores de vinho e os consumidores finais.
A iniciativa inovadora consiste em uma curadoria de vinhos brasileiros que prioriza produtos feitos de forma artesanal e pautados em práticas sustentáveis, desde o cultivo da uva até a taça. “O “Projeto Tão Longe, Tão Perto” é nutrido pelo desejo de difundir o trabalho de vinhateiros artesanais de todo o país, aproximando-os do público por meio de um modelo inovador de distribuição. São vinhos produzidos de forma simples e bem feita, pautando-se na preocupação com o meio ambiente e em práticas sustentáveis de cultivo da uva à taça”, explica Gabi.
Sobre o livro e a vitivinicultura
Para a inspiração e redação do livro, foram 20 encontros e mais de 50 horas de entrevistas, trocas, informações e dicas. Em aproximadamente 300 páginas e cinco capítulos, a obra propõe mergulhar no universo do vinho, apresentando informações, histórias e reflexões, com uma abordagem que relaciona o vinho à cultura, à economia, à sustentabilidade, à geologia, à filosofia, à ética e a muitos outros temas, revelando a importância da bebida para o mundo.