Iniciativa fortalece vínculos comerciais e amplia a presença do Brasil no mercado internacional

O projeto setorial Wines of Brazil, mantido pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realizou uma importante ação promocional no Uruguai entre os dias 12 e 14 de agosto, em colaboração com a Embaixada do Brasil em Montevidéu. A iniciativa, que envolveu quatro etapas estratégicas, teve como objetivo ampliar o reconhecimento dos vinhos brasileiros no mercado internacional e fortalecer as relações comerciais com o país vizinho.

A ação começou com visitas técnicas de cinco vinícolas brasileiras à renomada vinícola uruguaia Família Deicas. Os participantes tiveram a oportunidade de interagir com o enólogo chefe da vinícola, promovendo uma rica troca de experiências e benchmarking entre as duas nações, que compartilham uma tradição vitivinícola em plena evolução.

Na segunda etapa, foi realizada uma masterclass do Wines of Brazil para 14 jornalistas uruguaios no Hotel Hilton Garden Inn, em Montevidéu. O evento destacou o panorama dos vinhos brasileiros, com foco nos espumantes, o carro-chefe do projeto, além de apresentar as diversas regiões vinícolas do Brasil. A masterclass despertou grande interesse na mídia, gerando a publicação de Daniel Arraspide em seu blog especializado e a participação do Wines of Brazil no prestigiado programa “Al Pan Pan”, da rádio Sarandí, um dos principais veículos de comunicação do Uruguai.

No dia 13 de agosto, cinco vinícolas brasileiras participaram de rodadas de negócios internacionais com compradores uruguaios, também no Hilton Garden Inn. A iniciativa gerou uma estimativa de USD 2.000,00 em negócios imediatos e uma previsão de USD 10.000,00 em prospecções futuras nos próximos 12 meses, consolidando a presença do vinho brasileiro no mercado uruguaio.

A ação foi concluída com uma reunião setorial na Embaixada do Brasil em Montevidéu, focada em discutir as barreiras burocráticas enfrentadas pelas vinícolas brasileiras nas exportações de vinho para o Uruguai. O encontro visou fortalecer as relações comerciais e facilitar o acesso dos vinhos brasileiros ao mercado uruguaio, eliminando entraves que dificultam o fluxo comercial.

Com essa ação, o Wines of Brazil reafirma seu compromisso com a internacionalização dos vinhos brasileiros, promovendo a qualidade e diversidade da produção nacional e conquistando novos mercados.

Sobre o Consevitis-RS

O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.

Sobre o Wines of Brazil

O projeto setorial Wines of Brazil é mantido pelo Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil, com o objetivo de promover junto ao mercado internacional os vinhos produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras ações especiais de promoção comercial, o projeto valoriza atributos deste setor – como a qualidade, diversidade e diferenciais dos vinhos brasileiros, valorizando as marcas internacionais dos produtos e fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Em 2022 o projeto ajudou o Brasil a bater recorde de exportações de vinhos e espumantes, atingindo a marca de USD 13,6 milhões exportados. Informações sobre como fazer parte do projeto setorial podem ser obtidas pelo e-mail info@winesofbrazil.com.br.

Comentar

Seu comentário
Digite seu nome