Furmint: a próxima aposta para os amantes dos brancos

0
103

Uma degustação organizada pela Wines of Hungary em Londres, deu início a uma nova campanha chamada de ‘Furmint February’, na tradução ‘Fevereiro Furmint’. Idealizada para promover uma conscientização e disseminação sobre a conhecida uva húngara, mais de 20 produtores se reuniram para apresentar seus vinhos – secos e doces – para uma degustação repleta de especialistas.

O veredicto foi unânime: profissionais do vinho reconheceram a Furmint como a próxima grande variedade branca a qual se deve prestar atenção e ter em suas listas de vinhos.

Capaz de originar vinhos complexos e longevos, a Furmintresulta em vinhos de uma elegante coloração dourada. Quando vinificada como seco, ainda jovens, seus vinhos apresentam aromas de casca de limão, frutas cítricas e maçã. Após o envelhecimento, adquirem sabores mais picantes ou lembrança de nozes. Esses vinhos secos harmonizam muito bem com risotos e bolos de frutas cristalizadas ou secas. Já os vinhos doces elaborados com esta variedade, apresentam aromas de damasco, mel e marzipan, além de notas de especiarias. Queijos azuis, como o Roquefort, e foie gras são sugestões clássicas de harmonização para esse tipo de vinho.

Comentar

Seu comentário
Digite seu nome