Tradicional receita italiana vai bem com espumante, branco e tinto. Além de ser apreciado no mundo inteiro, um dos molhos mais famosos da Itália tem uma data para chamar de sua: o Carbonara Day, celebrada em 6 de abril. E qual melhor ocasião para tomar um vinho e brindar a essa massa deliciosa?

A harmonização com esse prato não é uma tarefa tão fácil, pois o molho carbonara é
rico em sabores intensos. Além da gordura do guanciale (bochecha do porco, que
pode ser substituída por bacon), a receita leva ainda queijos marcantes como pecorino e parmesão, gema de ovo (que agrega doçura e mais gordura), sem contar a picância da pimenta-do-reino.

Um preparo tão poderoso pede vinhos à altura, ou seja, com bom corpo e estrutura
que “aguentem o tranco”. Rótulos brancos frescos, mas untuosos (ou seja, que
preenchem a boca) são perfeitos, melhor ainda se passam por um tempo em barricas de carvalho. O Chardonnay é uma uva branca que se presta muito bem a esse papel.

Espumantes produzidos pelo método tradicional, ou seja, com a dupla fermentação
(no tanque e na garrafa) também vão muito bem com a cremosidade do carbonara. É que essa técnica de elaboração agrega complexidade, estrutura e notas amanteigadas ao vinho, atributos que são necessários para acompanhar a comida;
Quem não abre mão de um tinto, precisa escolher um rótulo com uma discreta
estrutura e taninos moderados, já que uma bebida muito encorpada e muito tânica irá contrastar com a doçura do ovo. A uva tinta Barbera é uma excelente opção, mas, a depender, Cabernet Sauvignon e Merlot também rendem boas harmonizações.

Veja três vinhos perfeitos com massa à carbonara:

Cava Don Román Brut
Este espumante espanhol é elaborado pelo método tradicional pela prestigiada vinícola Marquês de Tomares. O perlage (bolhas) é persistente e os aromas são florais e de mel. Em boca, é seco, redondo, fresco e equilibrado, com boa persistência e acidez agradável.

Quinta do Valdoeiro Chardonnay
Branco elaborado na prestigiada região da Bairrada, em Portugal, pela renomada
vinícola Caves Messias. Apresenta aromas intensos de frutas como maracujá, com
notas de ervas frescas. Em boca, destacam-se as elegantes notas frutadas e minerais. Parte do vinho fermentou em barricas de carvalho francês.

Truffle Hunter Leda Barbera d’Asti DOCG
Apresenta aromas de frutas vermelhas. Em boca, é muito equilibrado, com ótimo corpo e taninos muito macios. As uvas Barbera provêm de vinhedos em Castagnole Lanze e Costigliole d’Asti, entre 200 e 300 metros acima do nível do mar. Amadureceu por 6 meses em barricas. Harmoniza com risoto de funghi e carnes de porco.

Onde encontrar em Curitiba:

Adega Brasil
Adega Municipal
Bacco e Tabaco (Campo Largo)
Casa da França
Celeiro Municipal
Condor
Festval
Luigi Pietro
MHG Distribuidora
Queijos e Vinhos
Scopel
Supermercado DuLeo
E-commerce Grande Adega: https://www.grandeadega.com.br/

Comentar

Seu comentário
Digite seu nome