Dia 25 de outubro é o Dia do Macarrão e o sommelier Leandro D’Kessadjikian indica opções de vinho para harmonizar com diferentes tipos de massas neste dia especial.

A harmonização de vinho e massas é uma experiência muito especial, para isso, é importante se atentar a algumas regras básicas para combinar com a refeição servida, pois, facilita a escolha do vinho perfeito para o estilo de massa que será consumida.

No caso das massas, é importante prestar atenção também ao tipo de molho escolhido, e os acompanhamentos também devem ser considerados.

Dessa forma, o sommelier Leandro D’Kessadjikian, explica escolher um bom vinho para acompanhar as massas de preferência, levando em consideração também o molho que irá protagonizar o sabor do prato.

A dica de ouro que Leandro traz é combinar a localização do prato com o rótulo do vinho. “Se vai comer uma macarronada à bolonhesa típica italiana, por exemplo, o ideal é procurar por um vinho da mesma nacionalidade”, revela.

Então, vamos pensar na harmonização entre vinho e massas a partir dos molhos dispostos no prato. Para Leandro, no molho bolonhesa, além da acidez do tomate, esse tipo de molho, ainda conta com a suculência e gordura da carne. Então, o ideal é harmonizar com um vinho que limpe o paladar.

“Nesses casos, são indicados os tintos concentrados, com sabor e taninos marcantes. Além disso, é ideal que o vinho tenha aroma frutado, o que combina com o tomate do molho.  Minhas sugestões seriam o Merlot e o Cabernet Sauvignon”, conta o sommelier.

Para os molhos de frutos do mar, por conta do sabor marcante, Leandro D’Kessadjikian explica que o vinho que mais se harmoniza com esse prato é um rosé leve, floral e frutado. “Como a  bebida é fresca, ainda combina com o clima de praia típico do prato. Sugiro um Rosé de Merlot ou Malbec”, completa.

As massas acompanhadas com o molho branco, pedem um vinho que ajuda a equilibrar as características de uma textura cremosa e um paladar mais engordurado que o molho apresenta. “A melhor harmonização nesse caso é com vinhos brancos, como o Chardonnay”, indica Leandro.

Feito, geralmente, com manjericão, nozes e parmesão, o molho pesto é conhecido pela sua leveza, ao mesmo tempo que apresenta um sabor intenso. Para Leandro, a melhor harmonização de massas com esse molho é com vinhos brancos, também leves e frescos, o sommelier sugere o Sauvignon Blanc.

Já o molho carbonara, que é uma mistura de ovos, bacon e queijo, tem estrutura encorpada e é repleto de sabor, e Leandro indica um vinho que acentue esse paladar.

“Sua harmonização deve ser com vinhos também bem estruturados e com notas defumadas, que exaltam o bacon, como por exemplo, o Tannat”, recomenda o sommelier.

Comentar

Seu comentário
Digite seu nome