A competição no mercado de vinhos transcende o mero sabor e qualidade da bebida. Anualmente, vinícolas de todo o mundo se envolvem em uma corrida frenética em busca das mais altas pontuações dos renomados guias e críticos de vinhos. Essas classificações não só influenciam a reputação e a demanda dos vinhos, mas também afetam diretamente os negócios e o prestígio das vinícolas. 

A Concha Y Toro navega neste cenário com tranquilidade, mantendo seus rótulos premium com notas entre 95 e 97 pontos, caso de Amelia Chardonnay e Pinot Noir, Carmín de Peumo, Don Melchor e Trivento Eolo, apenas citando alguns de seus vinhos que se destacam na edição do Guia Descorchados 2024. O evento de lançamento do Guia acontece no próximo dia 9 de abril, no Villagio JK, na Vila Olimpia, em dois turnos -das 10h às 13h30 e das 15h30 às 19h. 

Participam cerca de 100 vinícolas em exposição, além de palestras e degustações ministradas pelo autor do guia, o crítico Patricio Tapia.
 

Para conversar sobre a dinâmica por trás dessa corrida pela excelência, destacando a pressão, estratégias e desafios enfrentados pelas vinícolas na busca das melhores pontuações possíveis, estão no Brasil, dois dos mais renomados enólogos da Concha Y Toro – Marcelo Papa, responsável pela vinificação de rótulos como Amelia, Heritage e Marques de Casa Concha, e Germán di Cesare, à frente da Trivento Wines, onde brilha o Eolo 2019, vinho ícone e altamente pontuado da subsidiária argentina da vinícola chilena. 

“Os principais guias e críticos de vinhos como o Descorchados, desempenham papel vital na indústria vinícola. Suas pontuações têm impacto significativo na reputação das vinícolas e na percepção dos consumidores, além de determinarem o valor de mercado dos vinhos”, comenta o enólogo Marcelo Papa.
 

Na visão de Germán di Cesare, responsável pelo emblemático Trivento Eolo 2019, as vinícolas precisam incessantemente investir em tecnologia e inovação para aprimorar a qualidade das safras. “A seleção de terroir e técnicas de viticultura desempenham um papel fundamental na produção de vinhos distintivos e de alta qualidade. Além disso, estratégias de marketing e relações públicas são empregadas para maximizar a exposição dos vinhos aos críticos e influenciadores. Nesse capítulo, o Descorchados é uma excelente exposição para a nossa marca”, comenta.

Desafios

Para o Country Manager da Concha y Toro no Brasil, Pietro Capuzzi, “nem tudo é mar de rosas no mundo do vinho, levando enólogos a enfrentar desafios de peso como flutuações climáticas e mudanças ambientais que podem afetar a consistência e a qualidade das safras, enquanto as pressões financeiras exigem investimentos em técnicas de produção mais sofisticadas e sustentáveis. A competição acirrada entre vinícolas para atrair a atenção dos críticos mais influentes é constante”, diz.


Marcelo Papa, por sua vez, aponta para a importância de tendências emergentes na produção de vinho, como a adoção de práticas orgânicas e sustentáveis, e o impacto das mudanças climáticas na viticultura e nas características dos vinhos – aspectos importantes a serem considerados. “ A tecnologia desempenha um papel crescente na análise e aprimoramento das safras, com o uso de inteligência artificial e drones agrícolas, com o embasamente de pesquisas e ciência, hoje, fundamentais na indústria vitivinícola atual”, aponta Papa.  

“A busca incessante pela excelência nas safras de vinho reflete não apenas a paixão e o comprometimento das vinícolas, mas também a complexidade e a competitividade do mercado global de vinhos. Enquanto as pontuações dos grandes guias e críticos continuarem a exercer uma influência significativa sobre a indústria, as vinícolas continuarão a enfrentar desafios e buscar inovações para se destacarem em meio à concorrência acirrada”, conclui German di Cesare.

Conheça os vinhos Amelia Chardonnay, Amelia Pinot Noir e Trivento Eolo 2019, que receberam altas pontuações na edição do Guia Descorchados 2024

Amelia é a expressão mais pura do terroir de Limarí, a “Borgonha”chilena, pode-se dizer, por apresentar características similares à mítica região vitivinícola francesa. Sua proximidade ao oceano pacífico e deserto de Atacama contribuem para que a Chardonnay e a Pinot Noir alcancem sua expressão máxima. O tempo chega a parar diante da imensidão do Vale do Limarí e sua impressionante paisagem. O vinhedo se beneficia das manhãs frias e de um solo com grande presença de calcário, dando vida à vinhos singulares, com um caráter mineral elegante. 

O enólogo Marcelo Papa, responsável por Amelia, exalta a incidência de diferentes aromas no rótulo Chardonnay, e excelente equilíbrio de corpo e mineralidade, com uma atrativa salinidade, final fresco e longo em boca. Já o Pinot Noir desfruta de estrutura e acidez equilibrada e traz também aquele toque de salinidade única que o terroir de Limarí confere a seus vinhos. São muitos os prêmios e as altas pontuações que estes rótulos vêm conquistando ao longo dos anos, prova de que os vinhos de Limarí podem se equiparar a belos Borgonhas. “É tudo uma questão de equilíbrio. Procuro refletir o terroir nos meus vinhos, trazendo as melhores características de cada vinha com que trabalho”, diz Papa


Amelia Chardonnay 2018 – 96 pts.

Cristalino e amarelo brilhante, o vinho se mostra complexo e com múltiplos aromas de flores brancas e pera, além de exibir notas minerais predominantes. Fresco, mostra harmonia entre estrutura e mineralidade, com toques de salinidade. 100% chardonnay, tem graduação alcóolica de 14,2%. Harmoniza belamente com peixes como mero, atum selado com gergelim, bisque de lagosta, ensopado de Mariscos da Nova Inglaterra, ostras gratinadas, paella de frutos do mar, codornas, sopa de milho, sopa de abóbora, ravióli recheado de salmão e massas com molhos cremosos leves. Onde encontrar 

Amelia Pinot Noir 2017 – 95 pts.

De cor rubi clara, é um vinho complexo e multifacetado, onde predominam notas de cerejas vermelhas e um toque de folhas de chá preto. Refrescante,apresenta uma excelente combinação de estrutura e mineralidade, com um final longo e fresco. 100% Pinot Noir, tem graduação alcóolica de 14%. Harmoniza com atúm suavemente grelhado, salmão com ervas frescas, lombinho de porco com molho de cereja e romã, lentilhas com espinafre e beterraba cozidos, queijos de cabra maduros, cheddar ou brie. Onde encontrar 

Comentar

Seu comentário
Digite seu nome