Sommelière da Wine sugere rótulos para destacar os sabores de lasanhas clássicas e suas variações mais famosas

No dia 29 de julho, é celebrado o Dia da Lasanha, receita que, embora tenha origem italiana, ocupa um lugar especial na culinária brasileira. Enriquecida por diversos temperos e sabores, este prato composto por camadas de massa, queijo e molhos, é um dos favoritos para almoços e confraternizações em família. E, como toda boa massa, há sempre ótimas opções de vinhos para ressaltar os sabores de cada preparo. 

“Para os apaixonados por lasanhas e vinhos, a dica é se atentar aos ingredientes e condimentos predominantes no recheio. São eles que darão o tom para as harmonizações acontecerem de maneira assertiva”, diz Marina Bufarah, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. 

Lasanha à bolonhesa 

A versão clássica da lasanha possui a acidez do molho vermelho e a estrutura da proteína da carne moída, características podem ser realçadas com um vinho tinto com bom frescor e taninos presentes. Uma boa indicação é o tinto espanhol La Vanidosa D.O.Ca. Rioja Graciano 2021, um exemplar de corpo médio, aromas intensos de amora e cereja madura, notas picantes e boa complexidade de sabores.

https://www.wine.com.br/vinhos/la-vanidosa-d-o-ca-rioja-graciano-2021/prod28819.html

Lasanha com queijos 

Para uma lasanha coberta e recheada com queijos variados, em que a gordura é mais presente, vale escolher um vinho branco com boa acidez para limpar a untuosidade do prato no paladar. No caso, a sugestão da sommelière da Wine é espanhol Esteban Martín D.O. Cariñena Chardonnay Macabeo Blanco 2023, um blend de Chardonnay e a Macabeo que ressalta aromas de frutas tropicais e flores brancas, agregando muito frescor.

https://www.wine.com.br/vinhos/esteban-martin-d-o-carinena-chardonnay-macabeo-blanco-2023/prod30176.html

Lasanha de cogumelos 

A lasanha de cogumelos, por ter um recheio mais delicado e com notas terrosas, faz um par perfeito com a estrutura e os sabores intensos da Pinot Noir. Uma aposta acertada para esta receita é o chileno T.H. [Terroir Hunter] Valle de Leyda Pinot Noir 2021. Com aromas intensos de frutas vermelhas como cerejas e framboesas silvestres, notas herbáceas, sutis notas terrosas e minerais, neste exemplar, a uva Pinot Noir traz suas nuances encantadoras e expressa a alta qualidade produtiva de um dos principais vales chilenos.

https://www.wine.com.br/vinhos/t-h-terroir-hunter-valle-de-leyda-pinot-noir-2021/prod28411.html

Lasanha de abobrinhas

Uma lasanha preparada com camadas de abobrinhas ou de berinjelas permitem uma versão mais leve da receita, cuja harmonização será ditada pelo molho. Se a preferência for por molho vermelho, aposte no Metropolitano D.O. Valle Central Carménère 2023, um tinto chileno com sutis toques herbáceos que vai combinar com os aromas e sabores dos legumes. Para uma versão com molho branco, a dica é optar por um bom Sauvignon Blanc, como o também chileno Baron Philippe de Rothschild Sauvignon Blanc 2023, que vai complementar o frescor do prato com excelência.

https://www.wine.com.br/vinhos/metropolitano-d-o-valle-central-carmenere-2023/prod30217.html https://www.wine.com.br/vinhos/baron-philippe-de-rothschild-sauvignon-blanc-2023/prod29862.html

Comentar

Seu comentário
Digite seu nome