Em viagem a Califórnia, nem sempre é possível dedicar mais de um dia para conhecer as áreas vinícolas da região. Mas com apenas um dia disponível já é possível fazer um passeio diferente e conhecer a beleza do Vale de Napa. É só pegar o trem!

É da cidade de Napa, há apenas 100 km de São Francisco, que parte o Napa Valley Wine Train, um restaurante a bordo de um trem composto de duas locomotivas, três cozinhas de bordo e um conjunto de vagões do início do século XX, todo reformado, com ar climatizado e muito estiloso que desliza por 25 milhas entre as cidades de Oakville, Rutherford e Santa Helena. O preço é salgado – a partir de U$ 109,00 por pessoa – mas vale a pena se você considerar que não é necessário alugar um carro para conhecer a região. E quando falamos em Estados Unidos, fica a dica que a punição é severa para quem dirige sob o efeito de álcool, e já que dificilmente alguém vai pra lá para beber água… vale a pena o investimento.

Os pratos, elaborados ao estilo da culinária local, foram criados pelo renomado chef Kelly MacDonald, que muda seu cardápio de acordo com a estação e podem ser servidos nos três vagões o Gourmet, o Vista Dome ou o Silverado. O trem parte diariamente às 10h30 e retorna – no programa mais extenso – às 16h, de mini ônibus, para a cidade de Napa. O trem também parte a noite, com jantar, saindo às 17h, mas em dias específicos. É importante checar a disponibilidade do programa para este turno, pois ele sofre alterações de acordo com a estação do ano.

Vagão Gourmet

O Vagão Gourmet (U$ 119,00), de 1915, é um espaço ideal para estar com a família e amigos. Como o nome já diz, é o qual você passa mais tempo sentado à mesa. A metade da viagem se passa no vagão para a refeição, mas a sobremesa e o cafezinho são servidos no vagão Lounge. Essa é o passeio mais procurado do Wine Train e remontam no melhor estilo como eram as viagens de luxo há um século.

Vista Dome

O Vista Dome (U$ 149,00) é considerado a “primeira classe” do trem. Ideal para os momentos românticos. Nele é possível ter uma vista de quase 180 graus do Vale de Napa através das cúpulas que ficam no teto.

Já o Silverado (U$ 109,00) é o único que fica numa área aberta, que não foi climatizada com ar condicionado, por isso deve ser evitado no verão quando o clima do vale pode atingir temperaturas altíssimas, mas nas demais estações é muito agradável. Nesse vagão acontece os churrascos, uma opção bem legal para quem gosta de sentir o vento no rosto bem no estilo do velho oeste.

No vagão Gourmet e no Vista Dome a taça de espumante de entrada é cortesia, mas uma carta de vinhos está disponível para escolher um vinho para acompanhar a refeição, no entanto será cobrado a parte. Caso você esteja comemorando uma data especial como lua de mel ou aniversário, comente com a equipe, eles têm um mimo para presentear os participantes em datas especiais.

Além das refeições, o Wine Train oferece passeios combinados com degustações de vinhos em vinícolas e almoços e jantares educativos com vinicultores de Napa. Diariamente é realizado passeio às adegas. São cinco opções de programas a partir de U$ 149,00. Nesse programa além do almoço no trem, é possível visitar as vinícolas como Domaine Chandon, Castello di Amorosa, Grgich Hills Estate, Raymond Vineyards e ZD. Oferecem degustações e uma visita técnica pelas instalações da vinícola.

Um passeio inesquecível, que em apenas um dia, mostra todo o encanto do Vale do Napa.

Para mais informações sobre disponibilidade de datas é só acessar o winetrain.com .

Fotos: Percy Glaser/Revista Vinicola

Comentar

Seu comentário
Digite seu nome