Luciano Basuc, sommelier do tradicional restaurante curitibano Bar do Victor e terceiro colocado no 1º Desafio de Paranaense de Sommeliers, selecionou alguns rótulos de vinhos tintos, rosés e brancos, além de dois espumantes, que se adequam perfeitamente à meia-estação mais florida.
Cava Don Roman Brut
Feito com as uvas Macabeo, Parellada e Xare-lo, tem aroma de flor e mel com um toque tostado. Na boca tem corpo médio, acidez equilibrada com final longo e agradável. Harmoniza com entradas e aperitivos, frutos do mar e pescados e sobremesas a base de frutas secas.
Veuve du Vernay Rosé
Feito com as uvas 40% Syrah, 40% Pinot Noir e 20% Grenache, tem aroma de frutas vermelhas, um floral delicado e notas de mineral. Na boca é seco, com boa acidez, médio corpo e final longo. Harmoniza com aves, massas com molhos leves, pescados e queijos curados.
Clos Floridene
Elaborado com uvas 51% Semillon, 47% Sauvignon Blanc e 2% Muscadelle, apresenta aroma de frutas cítricas, pêssego, notas minerais e um toque tostado. Na boca é seco, apresenta boa acidez com médio corpo e um final elegante e persistente. Harmoniza com aves, frutos do mar e pescados.
99 Rosas Rosé
Vinho orgânico 50% Granache e 50% Bobal. Possui aroma floral e de frutas vermelhas. Na boca é frutado e fresco. Harmoniza com entradas e aperitivos, frutos do mar, massas leves, pescados e saladas.
Manon Cotes de Provence
Com uvas Grenache, Cinsault e Syrah, o Manon Cotes de Provence tem aroma de flores brancas e pêssego. Na boca é rico, potente e fresco, com sabor marcante, estrutura suave e sedosa e final longo. Harmoniza com frutos do mar, massas leves, pescados e saladas.
Le Rosé de Floridene
Feito com uvas 65% Merlot e 35% Cabernet Sauvignon. Tem aroma de frutas cítricas (maracujá), frutas vermelhas (cassis e morango), é tostado e apresenta notas minerais. Na boca é seco, tem boa acidez com médio corpo e um final saboroso. Harmoniza com frutos do mar, massas leves, pescados e até carnes vermelhas.
Nimbus Single Vineyard Pinot Noir
Vinho com notas terrosas e toques de frutas brancas, flores silvestres e amoras. No paladar é seco, possui boa acidez, corpo médio e final longo. Harmoniza pratos com cogumelos silvestres, salmão e lagosta grelhados.
Carmin Regia Colheita
Com uvas Aragones, Trincadeira e Alicante Bouschet, o Carmin Regia Colheita tem aromas complexos, frutos maduros (framboesa e ameixa), café, chocolate e especiarias. Na boca possui taninos firmes, porém macios e equilibrados e apresenta final longo. Harmoniza com carnes de caça, carnes vermelhas, embutidos e queijos curados.