Portfólio ultrapassa 800 rótulos ‘brazucas’ de seis estados brasileiros. Meta é ter exemplares de todas regiões produtoras para conversar com o novo consumidor

De gaúchos, a Vinhos Nacionais nasceu física há 10 anos e desde o ano passado passou a contar com loja virtual. O vinho brasileiro se tornou o cerne do negócio ainda em 2018, mas a virada de chave aconteceu mesmo na metade de 2019, quando a marca entrou para o mundo digital. A escolha já demonstrava que não poderia ter sido melhor, e este ano, com a pandemia, os sócios viram saltar de 30% para 90% a venda de vinhos e espumantes brasileiros. Hoje, são mais de 800 rótulos de 73 vinícolas localizadas em seis estados brasileiros, sendo eles: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Mas o trabalho de garimpar novos rótulos não para, ainda mais quando o desafio é ter opções também do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Pernambuco, onde também há produção de vinhos e espumantes. “Rodamos o mundo inteiro e seguimos apaixonados por vinhos nacionais. Nos tornamos ativistas do vinho brasileiro, tanto que a nossa loja virtual só tem rótulos nacionais. E a pandemia está permitindo que os consumidores descubram, percebam e aprovem a qualidade e diversidade dos rótulos daqui”, destaca Leonardo Curra, que divide a empresa com o irmão César, a mãe Eloisa e o pai Julios. “A Vinhos Nacionais é um lugar de liberdade. Aqui abrimos garrafas e mentes”, ressalta.

Administrador e sommelier, Léo, como é conhecido, explica que a mudança de comportamento do apreciador de vinhos gerada pelo Coronavírus, também influenciou na escolha do rótulo. Hoje, a preferência recai sobre produtos com maior valor agregado. “Os mais procurados são vinhos com valor acima de R$ 100. Antes da pandemia a realidade não era essa”. Léo relata que este ano já foram vendidas 60 mil garrafas, enquanto todo ano passado foram 33 mil e em 2018, 20 mil. “A procura pelos vinhos nacionais vem aumentando, consideravelmente, e isso nos deixa muito felizes. Acertamos na escolha, mas acima de tudo, vemos que o brasileiro já tem a percepção de que o nosso vinho tem qualidade, diversidade de estilos e excelente relação custo-benefício”, comenta.

Antes da pandemia, a loja chegava a ficar com um vinho nacional de R$ 300 parado por mais de 2 anos, o que não acontece atualmente. Com rótulos de vinícolas de pequeno, médio e grande porte, a Vinhos Nacionais tem como regra conhecer todas as vinícolas, degustar os produtos e ter uma política de negociação capaz de oferecer ao consumidor final preços justos. “Nenhum rótulo entra para o nosso portfólio sem antes ser degustado e aprovado por nós, safra a safra”, garante. A loja opera com rótulos com preços que variam de R$ 29,90 a R$ 799, com entrega em todo o país, sendo que São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os grandes mercados de atuação. Além de vinhos, espumantes e sucos de uva, a loja também vende azeites de oliva do Brasil.

Bebendo Liberdade

O reposicionamento da Vinhos Nacionais vem para conversar com o consumidor que, como a empresa, encontrou nos vinhos brasilieros um mundo novo, um ato de transformação e de liberdade para o consumo da bebida. Assim, além de contar agora com novo logotipo, que valoriza a intensidade, a clareza e as linhas orgânicas, a empresa assume um novo posicionamento institucional: Bebendo Liberdade.

Goles de história

A loja física da Vinhos Nacionais nasceu há 10 anos em Flores da Cunha. Em 2016, mudou-se para Caxias do Sul e no ano passado entrou para o mundo digital. A direção geral da empresa cabe ao pai Julios César Curra, que tem a esposa Eloisa Viapiana Curra como Diretora Financeira. Os filhos, César Curra, Sommerlier Internacional e Diretor de Compras, e Leonardo Curra, Especialista em Vinhos e Diretor Comercial, atuam mais diretamente com o mercado. A loja física está localizada na rua Bento Gonçalves, 2.921, no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul. O endereço da loja virtual é www.vinhosnacionais.com.br.

O único Clube de Vinhos 100% nacional

Paixão pelos vinhos brasileiros foi além de um site e já fisgou mais de 300 fãs da bebida

A maior loja de rótulos brasileiros também tem o único Clube de Vinhos 100% nacional: o Clube do Choro. Já são mais de 300 membros que têm em comum a paixão pelos vinhos brasileiros. Todos os meses, cada participante recebe em sua casa dois vinhos, fruto de uma seleção exclusiva feita pelo @chorodavideira e pela Vinhos Nacionais. São três planos, todos com frete grátis para qualquer parte do país, além de brindes especiais em meses eleitos para surpreender.

O @chorodavideira se tornou uma celebridade do mundo do vinho brasileiro. É um canal do sommelier Leandro Baena, médico cirurgião vascular, que em 2016, em viagem a Portugal, se apaixonou por este universo. Ele não perdeu tempo e ao voltar para o Brasil se inscreveu no curso de Sommelier da ABS-SP. Hoje, quase 60 mil pessoas o acompanham pelo Instagram, compartilhando histórias e tirando dúvidas, isso sem contar nos cursos, visitas e eventos que participa, onde o vinho é protagonista. Defensor dos vinhos brasileiros, Choro se desdobra para dar conta de uma agenda nacional, antes com encontros presenciais e agora com lives. A medicina ainda faz parte do seu dia a dia, mas é o vinho que ocupa 80% da sua vida.

Como ele mesmo diz: “Amo vinho brasileiro porque é bom”. E é justamente esta paixão que aproximou a Vinhos Nacionais do Choro. Coincidência ou fruto de uma história de amor pelo vinho, ambos resolveram juntar as taças em prol do vinho brasileiro, que vive um momento único. No Clube, é possível optar pelos planos Beber de Balde, Sensacional e Monstruoso. Os nomes não foram escolhidos por acaso, são palavras que fazem parte do vocabulário que Choro propaga em cada uma de suas experiências. Quem o conhece, sabe que a emoção de cada gole é compartilhada com todos que o rodeiam.

Contato Clube do Choro

54 3225.1266 | 54 9 8132.0092 ou 9 9168.2888 (WhatsApp 24h, 7 dias por semana)

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