Um estudo publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition insinua que uma taça de vinho tinto após exercício físico pode funcionar como uma ótima solução pós-treino.

Isso se deve porque exercícios físicos causam estresse oxidativo no corpo humano e os polifenóis, presentes na uva e no vinho, são poderosos antioxidantes com propriedades que neutralizam o desequilíbrio causado pelo exercício em excesso e retardam a degradação do músculo.

Outro estudo, realizado pela Universidade de Alberta, no Canadá, sugere que se você aprecia um bom vinho, quer manter a forma, mas falta tempo e disposição para ir à academia, este composto natural encontrado em algumas frutas, nozes e, principalmente, no vinho tintoé capaz depotencializar os efeitos do treinamento físicoe melhorar sua performance.

O coordenador da pesquisa, Jason Dyck, da Universidade de Alberta, diz no estudo que sua equipe descobriu em experimentos de laboratório que altas doses do composto natural resveratrol são capazes de melhorar o desempenho físico, função cardíaca e força muscular.

“A partir daí, Imediatamente vimos o potencial para uma possível espécie de ‘pílula da performance’ “, completa.

A má notícia para quem já estava pensando em levar uma tacinha para a academia é que a conclusão do estudo mostra que a quantidade necessária de polifenóis dificilmente pode ser conseguida através da dieta normal, a sugestão dos autores é a utilização de “produtos concentrados de polifenóis à base de uva”.

A Universidade do País Basco e as demais instituições de pesquisa são unânimes ao dizer que apesar das evidências promissoras novos estudos terão que ser feitos para determinar concentração, dosagem e eventuais efeitos colaterais da técnica.

Comentar

Seu comentário
Digite seu nome