Quem passar pela região da Bairrada, em Portugal, mais precisamente na cidade de Ois do Bairro, tem um motivo especial para uma parada estratégica no bucólico vilarejo, conhecer os vinhedos e adega da renomada produtora Filipa Pato.

Os vinhos harmonizados com a refeição são produzidos e selecionados pela Filipa, que na maioria das vezes, está presente para fazer as explanações.

Recentemente, Filipa Pato e seu marido William Wouters, finalizaram uma grande reforma numa estrutura que atualmente abriga a cave da vinícola, escritório, e no andar superior, junto à residência do casal, um espaço gourmet onde recebem até 30 pessoas para uma refeição especial. Uma experiência intimista e única que até então poucos tinham o privilégio de usufruir.

William é um célebre sommelier, reconhecido mundo afora. Já foi eleito Melhor Sommelier da Bélgica, semifinalista no concurso de Melhor Sommelier da Europa e, por duas vezes, Semifinalista no concurso de Melhor Sommelier do Mundo. O marido de Filipa também possui um grande talento pilotando as panelas. Sua escola francesa lhe conferiu uma temporada no prestigiado La Maison Troisgros, em Roanne. Wouters também é o chef de cozinha da seleção belga de futebol, e acompanha a delegação nos grandes campeonatos internacionais, como a Copa do Mundo que aconteceu em 2014, no Brasil.

Os menus servidos por William em sua residência variam em função da estação do ano. O chef trabalha sempre com produtos sazonais, muitos deles extraídos da produção própria do casal. Os vinhos harmonizados com a refeição são produzidos e selecionados pela Filipa, que na maioria das vezes, está presente para fazer as explanações.

Em passagem por Portugal no final do ano passado, William e Filipa nos receberam para um almoço especial. Sempre valorizando a culinária local, as receitas tradicionais da região foram os grandes protagonistas. Numa sequência de pratos primorosa, o clássico galo preto lusitana ao molho de natas foi o prato principal. O vinho Nossa Calcario 2011, da adega pessoal de Filipa Pato, harmonizou com a refeição. Aliás, essa safra que foi servida, já está esgotada no Brasil, a disponível atualmente no mercado é a 2013. Outra surpresa foi degustar, junto com a sobremesa, o fortificado Espirito de Baga 2013, o vinho que encantou o chef inglês Gordon Ramsay e o fez arrematar para o seu restaurante o primeiro lote produzido.

Essa é uma particularidade desses encontros, a possibilidade de degustar vinhos exclusivos. Na ocasião, conhecemos o tinto vinificado em ânforas de cerâmica, o FP Post-Quercus Baga 2015, que ainda não havia chegado ao Brasil. Este vinho, que foi lançado mês passado aqui no país, é um varietal da uva Baga inspirado pelos métodos ancestrais de vinificação. Filipa Pato esteve em Curitiba para apresentá-lo e explicou que devido a sua baixíssima produção, apenas 480 garrafas desembarcaram no país.

Antes, um privilégio para poucos convidados, agora, uma parada obrigatória para os apreciadores da boa gastronomia e dos vinhos sem maquiagem de Filipa. O custo: 50 Euros por pessoa. As reservas podem ser feitas pelo filipa@filipapato.net ou +351 231596032.

Os vinhos da Filipa Pato chegam ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

Fotos: Revista Vinicola

Foto Filipa Pato: Carlos Poly

Comentar

Seu comentário
Digite seu nome