Democrática, pizza é a escolha unânime para o final de semana! Numa turma de amigos, é difícil encontrar quem não aprecie. A maioria pensa que não há segredos na harmonização de vinhos com pizza. Que é só abrir qualquer garrafa de vinho tinto e está feito o casamento perfeito. Ledo engano!

A variedade de ingredientes que compõe o recheio da pizza dificulta uma harmonização bem sucedida.  Mas calma! A pizza do final de semana, sinônimo de descontração e bons momentos, não têm que se tornar um suplício por causa da escolha do vinho. Como em outras culinárias, há uma “regra geral” para facilitar. Pizza, geralmente, tem como base molho de tomate e uma generosa camada de queijo, ingredientes como estes pedem vinhos de corpo médio, com pouco tanino e uma boa acidez.  Então, duas dicas! Primeiro, esqueça os vinhos caros e elaborados, definitivamente essa não é a hora para abrir um vinho elegante. Segundo, vale a pena continuar na cultura italiana com um vinho da uva Sangiovese, como um Chianti simples, de safra recente, que não tenha passado por barrica. Seguindo estas dicas curinga, não tem erro!

Para os que gostam de experiências enogastronômicas, das sensações indescritíveis que um casamento perfeito entre comida e vinho pode oferecer, listamos os cinco sabores de pizzas mais comuns ao paladar do brasileiro e algumas sugestões de vinhos que podem surpreender para a ocasião.

Se a pedida da noite for pizza, fuja dos tintos elegantes, muito encopardos, com taninos fortes e que passam muito tempo em barrica. Geralmente, vinhos com essas características diminuem e distorcem o sabor da pizza”.

Marguerita

Para este sabor de pizza, tanto um vinho branco como um tinto são uma boa pedida. Um Sauvignon Blanc com uma boa acidez e toques herbáceos combina muito bem com a acidez do tomate e o toque do manjericão. Para manter a tradição italiana, a dica de uma casta nativa seria a Fiano di Avellino. Para José Antônio Baggio, sócio-proprietário da Baggio Pizzeria & Focacceria, uma sugestão interessante para esta pizza é um Malbec de médio corpo, que vai ressaltar os sabores da mussarela e do manjericão fresco.

Calabresa

Para os sabores intensos da calabresa um Cabernet Sauvignon do Novo Mundo, com um pouco mais de taninos, é uma boa opção. O sabor picante da linguiça harmoniza muito bem com um Chianti, vinho ícone da Toscana.

Quatro Queijos

Tantos queijos numa pizza só pedem um vinho com uma acidez bem presente. Flávio Bin, consultor de vinhos da importadora Porto a Porto, indica os vinhos brancos para esse momento, como um Chardonnay ou Sauvignon Blanc pouco frutado, mas bem cítricos. Mas para aqueles que não abrem mão do tinto na hora da pizza é só manter a regrinha básica dos vinhos jovens, com taninos macios. “Não tem erro”, explica Flávio.

Alicce ou Aliche

Para uma pizza marcante como esta ousar é uma boa pedida. Um vinho branco, fresco, com boa acidez dá conta do recado. Nessa hora vale lembrar do Albãrino da Galícia ou do Alvarinho de Portugal. Para sair do tradicional, que tal um espumante brut rosé?

Washington Uchôa, sommelier da Adega Passione, sugere um Chablis para esta pizza, bem como um vinho das uvas Antão Vaz e Arinto região do Alentejo, em Portugal.  Já José Antônio Baggio, da Baggio Pizzeria & Focacceria, sugere um tinto não muito encorpado, pois dessa forma o sabor da bebida não se sobrepõe ao sabor da pizza, preservando o paladar original do Alicce. Entre as castas de vinho tinto, indica a Shiraz e a Carménère.

Portuguesa

Para Flávio Bin, da importadora Porto a Porto, este sabor é o mais complicado para a harmonização. Em função de tantos ingredientes fortes como a cebola, a azeitona e os ovos este é um terreno minado. Para não ter erro, a dica são os espumantes. ”Um espumante Brut Blanc de Blanc (espumante branco, produzido exclusivamente de uvas brancas) ou um rosé possuem a acidez necessária para fazer frente a esses ingredientes”, explica Flávio.

Comentar

Seu comentário
Digite seu nome