A sommelière da Evino Jessica Marinzeck separou 6 dicas de harmonizações de vinhos com pratos deliciosos que prometem deixar o jantar dos namorados ainda mais especial.

Paella de frutos do mar

Prato a base de arroz, açafrão e frutos do mar que vai combinar muito bem com o espanholAnciano Garnacha Rosado Campo de Borja DO 2019 . “A paella pede por um vinho com aromas e sabores que sejam delicados o suficiente para não ofuscar seu sabor, mas que também tenha persistência para acompanhar seus temperos, por isso este rosé de Garnacha com notas de cereja ácida, morango e cranberry é a pedida certa”, diz Jessica.

Fondue de Queijo

“Na receita tradicional, os principais queijos são o Emmental, de sabor suave e levemente adocicado, e o Gruyère, com notas de avelã e pimenta”, afirma a sommelière. “Essa junção fica incrível acompanhada do Echeverria Reserva Unwooded Chardonnay 2020 , que apresenta aromas de frutas brancas maduras e um toque de especiaria doce”. Essa harmonização também funciona bem com outros queijos.

Medalhão de Filé Mignon com legumes

“O filé mignon é um corte macio, suculento e com pouca gordura, uma carne bem delicada. Para harmonizar, aposte em um vinho elegante como o Prosper Maufoux Mâcon Rouge AOC 2018”, recomenda Jessica. Este Pinot Noir da Borgonha tem aromas de morango, framboesa e leves toques de cogumelos, em boca é suculento e tem taninos delicados, ideal para acompanhar o filé mignon.

Cordeiro Marroquino

“Para este prato com carne de cordeiro, que tem um sabor marcante, grão de bico e temperos como páprica, pimenta e cominho, escolha um vinho encorpado e com aromas potentes”, explica Jessica. “Uma sugestão é o De Martino Organic Reserve Cabernet Sauvignon Valle del Maipo D.O. 2019 , que após passagem de 8 meses em carvalho apresenta aromas de cassis, cereja madura, violetas e um toque de cacau e especiarias, essa combinação vai deixar o prato ainda mais saboroso”.

Risoto de abóbora

Nada como um espumante para combinar com este prato cremoso, rico em textura e ainda assim de sabor suave. Duas ótimas apostas são o Champagne Nicolas Feuillatte Brut , com bolhas delicadas e sabores suaves de frutas cítricas, flores e brioche e o Edoné Gran Cuvée Brut 2015 , cujos 40 meses sur lie (o vinho em contato com as borras) resultando em um espumante complexo e rico em boca, com notas de pera, nozes e torradas.

Fondue de chocolate

“Chocolate por ser difícil de harmonizar por conta do seu dulçor e do alto teor de gordura, a dica é sempre optar por vinhos que sejam tão doces ou mais do que a receita. Um vinho clássico para harmonizar com sobremesas à base de chocolate é o Porto”, afirma a sommelière. “Aposte no Vallado Porto LBV 2016 , com notas intensas de cereja, amora e especiarias como canela. Outra combinação de sucesso é o Biscardo Neropasso Originale 2018 , feito com uvas que ficaram secando por um período, este vinho tem notas de ameixa, cassis e toques de baunilha”.

Comentar

Seu comentário
Digite seu nome