Após uma pausa de 70 anos, a Villa D’Ancona retomou sua tradicional produção de vinhos em 2020 e lança seu novo rótulo no maior e-commerce da América Latina

Depois do sucesso do retorno dos vinhos Villa D’Ancona com o lançamento de três rótulos em 2020, a Família D’Ancona abre o ano apresentando o Vitale, um Vino Nobile di Montepulciano 2016 , vendido exclusivamente na Evino. O vinho, produzido na Toscana, conquistou a crítica especializada expressando toda a tipicidade do seu terroir.

“Nossa família tem o desejo e o objetivo de trazer para o Brasil vinhos únicos e cuidadosamente selecionados que expressam toda a característica das regiões mais especiais da Itália. Na Villa, que fica na região do Casentino, na Toscana, a família selecionava as melhores uvas da região e produzia vinhos especiais”, explica Bruno Levi D’Ancona, da Família D’Ancona. “Agora, estamos retomando essa tradição centenária e em nossos planos futuros estão o cultivo de uvas próprias e a renovação da Villa para que seja possível a locação dos espaços para temporadas de férias e degustações”.

Com mais de 2 mil anos de história, o Vino Nobile di Montepulciano, produzido na cidade de mesmo nome na região da Toscana, é um dos vinhos mais antigos dos quais se tem registro, com primeiras citações a seu respeito datando de 789 AD. Além de Papas e reis que exaltaram sua qualidade ao longo dos séculos, o Vino Nobile di Montepulciano é conhecido por ser um dos preferidos do 3º Presidente dos EUA – Thomas Jefferson. A palavra Nobile (Nobre, em italiano) foi adicionada em 1787 por Giovan Filippo Neri (governador do Regio Ritiro di S. Girolamo, uma instituição histórica de Montepulciano).

A disputa com a vizinha Montalcino, localizada a menos de 30km de distância e local de criação do também histórico Brunello di Montalcino, intensificou a busca pela qualidade e expressão máxima da uva Sangiovese, casta utilizada em ambos os vinhos.

“Sempre fomos muito apaixonados por vinho. Viajamos diversas vezes para a Toscana e outras regiões conhecidas pela produção da bebida para fazer degustações, e numa dessas viagens conversamos sobre a revitalização e retomada da produção de vinhos na Villa D’Ancona”, afirma Fabiana Justus, casada com Bruno D’Ancona. “Começamos a colocar a ideia em prática em 2018 e agora já contamos com o nosso quarto lançamento no mercado”, comemora.

Vitale é fruto de uma colaboração da Villa D’Ancona, que possui mais de 200 anos de tradição, com a Tenuta San Fabiano, responsável pelo plantio e colheita das uvas, feita exclusivamente à mão após uma cuidadosa triagem, no terroir Poggio Uliveto, a uma altitude de aproximadamente 300m. As castas utilizadas em sua produção são Sangiovese (Prugnolo Gentile) e Canaiolo, tradicionais da região Toscana. Enquanto a primeira apresenta elevada acidez e taninos firmes, a segunda traz leveza, aromas elegantes e acentua toques herbáceos nos vinhos, proporcionando um equilíbrio perfeito em boca.

Para intensificar os aromas e sabores do vinho, assim como amaciar os taninos persistentes, o vinho passa por um processo de maturação em tonéis e barricas de carvalho de primeira passagem por no mínimo 24 meses – e posteriormente é armazenado em garrafas por mais 6 meses.

O resultado é um líquido de cor rubi intensa com aromas de frutas vermelhas maduras, como cereja, amora e groselha, e devido ao estágio em carvalho também é possível sentir notas de baunilha e tabaco. Já no paladar o vinho se apresenta cheio, redondo e muito saboroso, com taninos firmes e final longo. Para uma experiência ainda mais inesquecível, sugere-se harmonizar com carnes vermelhas, queijos envelhecidos e pratos tradicionais da culinária italiana.

O vinho está disponível na Evino por R﹩ 199,90. Para aqueles que desejarem aproveitar a oportunidade para conhecer a linha de rótulos da Villa D’Ancona, é possível levar o Quarteto Família D’Ancona por R﹩ 569,60.

“Em 2020, iniciamos com mais forças um trabalho de fortalecimento do nosso portfólio premium e um exemplo disso foi o início de nossa parceria com a Fattoria Villa D’Ancona, que apesar de recente já vem trazendo bons resultados”, afirma Ari Gorenstein, co-CEO da Evino. “Este ano, daremos ainda mais atenção a este assunto, e continuar trazendo novos vinhos de excelente qualidade e dar sequência em parcerias como esta nos apoia nessa jornada e na conquista de nossos objetivos”.

O Vitale é o primeiro rótulo exclusivo da Evino a ser oferecido em um restaurante – e essa estreia é feita em grande estilo. O vinho está disponível na carta de vinhos do renomado Evvai, classificado como uma estrela no guia Michelin e considerado o 40º melhor restaurante da América Latina pela lista do 50 Best América Latina de 2019.

Comentar

Seu comentário
Digite seu nome