Startup brasileira promove evento online inovador para desmistificar a degustação da bebida com chocolate, aumentando as possibilidades de combinações 

No universo dos vinhos, a recomendação de que a harmonização da bebida com chocolate é restrita a poucas opções de tinto doce fortificado passou de geração em geração, a ponto de tornar-se tradição. No entanto, é possível desmistificar essa proposta, e para revelar isso na prática, a Talk Winestartup brasileira dedicada à degustação virtual de vinhos – promove no dia 22 de maio, às 20 horas, o evento online “Experiência – vinhos e chocolate”, que será conduzido por Marcelo Copello, um dos principais formadores de opinião da indústria de vinho no País. 

Quem adquirir o “passaporte” para o evento online (talkwine.com.br) receberá em casa um kit completo para apreciar a combinação de vinho com chocolate, acompanhando a aula exclusiva de Marcelo Copello. No kit contém uma garrafa de vinho do porto Dona Antonia Reserva  Tawny; uma garrafa de vinho tinto Herdade São Miguel 2019; material de apoio com dicas de harmonização; e uma receita para harmonizar com as bebidas. 

A seleção dos vinhos, inclusive, foi feita pelo próprio Marcelo Copello, que fez questão de propor um tinto e um vinho do porto para romper com paradigmas. “Quero mostrar que é possível, sim, reescrevermos as regras de harmonização. Já fiz muitas experiências e posso afirmar com segurança que vinho e chocolate podem ser uma excelente combinação, muito além dos vinhos fortificados”, enfatiza. 

No entanto, Copello adianta que para acompanhar as bebidas o ideal é escolher chocolates com menos gordura, menos açúcar e maior teor de cacau, entre 40% a 80%. “A combinação do chocolate com o vinho depende de alguns fatores. Quanto menos gordura e doçura no chocolate melhor será a combinação. É por isso que alguns chocolates, como o branco e ao leite, por exemplo, são difíceis de combinar com vinho”, explica.

O especialista acrescenta, ainda, que quanto maior o teor de cacau maior deverá ser a concentração de taninos no vinho tinto, ou de doçura e álcool no vinho branco. “O uso de ingredientes ponte também ajuda, como chocolate com sabor de mel ou laranja que pode combinar com um vinho branco doce como Sauternes, que comumente tem aromas de mel e laranja”, completa. 

Vinhos

Um dos destaques do evento online de degustação da Talk Wine é o vinho do porto Dona Antonia Reserva Tawny, produzido na vinícola Ferreira, de Portugal. Famoso há séculos e premiado pela alta qualidade, a bebida tem cor vermelha com fortes tonalidades acastanhadas, e aroma intenso com nuances de frutas muito maduras, que lembram ameixa, pêssego e compotas. Na boca é encorpado, mas deixa sabor final fino, elegante e de grande persistência. Deve ser servido ligeiramente frio e combina com uma grande variedade de queijos, sobremesas e chocolates, como o Lindt Excellence 70% cacau ou Classic Dark Hazelnut.

Os participantes também terão a oportunidade de apreciar o vinho tinto Herdade São Miguel 2019, produzido pela vinícola Casa Relvas, que também é portuguesa. Elaborado pelo mesmo enólogo da Amayna, premiado do Chile, o vinho apresenta cor rubi intensa com reflexos violeta, aroma maduro de frutas vermelhas integradas com notas de especiarias e balsâmico. No paladar, a bebida garante experiência equilibrada e com estrutura de taninos bem polidos, que se harmonizam bem com comida mediterrânica em geral, pasta, carneiro, carnes brancas, queijos de pasta mole e, inclusive, chocolate.

Diante da qualidade dos vinhos propostos para o evento, o sócio da Talk Wine, José Roberto Mattos, garante que a experiência será diferenciada. “Os participantes certamente vão se surpreender com essa proposta de degustação, porque vão descobrir mais possibilidades de harmonização do vinho e aprender com o renomado Marcelo Copello. Tudo isso sem precisar sair do conforto e da segurança de sua casa”, reforça Mattos.

O evento pode ser acessado por smart TV, tablet ou smartphone. Quem perder a live poderá assistir a transmissão gravada por meio dos dados de acesso concedidos no ato da compra.

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