Em clima de festa junina! Descubra quais as melhores opções de vinho para fazer a bebida mais popular deste período

0
112

Quem ama festa junina, não despensa um bom vinho quente! Mas não precisa circular por várias quermesses para apreciar a bebida; é possível prepará-la para curtir um arraial em casa. E por mais que não precise de muitos ingredientes, pode ser difícil escolher a opção certa de vinho para usar na receita.

Se tem uma festa mais aguardada que a festa junina, ainda não foi apresentada! A comemoração ficou de fora do cenário brasileiro nos últimos anos, mas agora volta com tudo. E mais gostoso que curtir os arraiais Brasil a fora, é consumidor as comidas e bebidas típicas desta época. E entre paçocas, cuscuz, milho cozido, arroz doce e maçã do amor está ele… o vinho quente!

A ideia de consumir a bebida aquecida começou século II pelos romanos, que o aqueciam para proteger seus corpos durante os rigorosos invernos, e se espalhou pelo continente Europeu, onde as pessoas começaram a misturá-lo com especiarias. Não deu outra! O modo de consumo pegou fama e muitas receitas foram criadas a partir daí, até chegar no famoso vinho quente, uma das bebidas mais tradicionais das festas juninas e quermesses.

Mas qual seria o vinho mais indicado para fazer vinho quente? Apesar de ser uma bebida fácil de se preparar, a escolha do vinho correto é fundamental para o sucesso da receita. Pensando nisso, a Zanlorenzi Bebidas, indústria de bebidas do Sul do país, preparou algumas dicas de como escolher a opção correta.

:: A ESCOLHA DO VINHO

Existem dois tipos de vinho que podem ser usados em receitas da bebida mais famosa dessa época: o tinto e o branco. É verdade que as receitas mais tradicionais são as feitas com a primeira opção, porém as que são feitas com vinho branco também vêm ganhando espaço e ficando cada vez mais em evidência.

Para as receitas mais tradicionais, o vinho tinto suave e adocicado é a melhor opção. Eles combinam perfeitamente com ingredientes, como maça e canela, comuns nos tradicionais vinhos quentes. Já para quem deseja inovar, outros tipos de álcool podem ser utilizados, como a cachaça ou o vinho branco. Este último é mais recomendado, para suavizar a bebida típica, e em uma opção mais doce “cai” perfeitamente para uma receita diferenciada, mas igualmente saborosa.

Sugestões de vinhos:

Vinho Campo Largo: O Sul é conhecido pelas boas vinícolas e, quando o assunto é vinho, o Vinho Campo Largo é destaque. Nas versões suave e seco, os vinhos Campo Largo são elaborados a partir de uvas Isabel e Bordô (versão tinto) e uvas Niágara (versão branco), cultivadas na Serra Gaúcha. Versões perfeitas para vinhos quentes que agradem a todos! Preço sugerido de R 11,90

Quinta do Rio Grande: O Vinho Quinta do Rio Grande é produzido 100% com uvas bordôs cultivadas na Serra Gaúcha. O seu sabor é leve e intenso, com aroma de frutas frescas e toque aveludado. É ideal para um bom vinho quente. Preço sugerido de R13,90.

:: MELHORES RECEITAS

E para deixar qualquer arraial mais gostoso, a Zanlorenzi separou receitas saborosas e fáceis de fazer, que vão garantir o melhor vinho quente da festa. Anote!

  • RECEITA DE VINHO QUENTE TRADICIONAL

Ingredientes:

1 litro de vinho tinto;

½ colher (chá) de cravo-da-Índia;

1 unidade de canela em pau;

4 colheres (sopa) de açúcar;

2 rodelas de laranja.

Modo de preparo:

Em uma panela, em fogo baixo, adicione todos os ingredientes. Quando a mistura começar a ferver, deixe cozinhar por cerca de 20 minutos e está pronto!

RECEITA DE VINHO QUENTE COM PIMENTA

Ingredientes:

1 garrafa (750 ml) de vinho tinto seco;

1 xícara (chá) de açúcar mascavo;

1 maçã em cubos pequenos;

1 ameixa em gomos;

Casca de 1 laranja;

Casca de ½ limão;

6 cravos-da-Índia;

2 pimentas Jamaica;

3 cardamomos;

3 grãos de pimenta-preta;

1 pitada de sal.

Modo de preparo:

Derreta o açúcar em uma panela em fogo baixo. Quando derreter, adicione as especiarias, as cascas e a pitada de sal. Em seguida, acrescente o vinho, o que fará o caramelo endurecer na hora. Deixe ferver até o caramelo derreter, adicione as frutas e mantenha fervura por mais um minuto. Pronto!

  • RECEITA DE VINHO QUENTE COM VINHO BRANCO

Ingredientes:

1 garrafa (750 ml) de vinho branco;

1 xícara (chá) de açúcar;

4 colheres (sopa) de açúcar;

3 anis-estrelado;

5 cravo-da-Índia;

1 laranja madura grande;

3 cm de gengibre cortado em fatias finas.

Modo de preparo:

Usando um descascador de legumes, retire a casca da laranja e mantenha sua parte branca. Você também pode usar uma faca, mas é importante retirar uma camada bem fina da casca para que a parte branca se mantenha no fruto. Enfie os cravos na casca da laranja e coloque em uma panela. Depois, coloque o anis-estrelado, o gengibre, a água e o açúcar e leve ao fogo, mexendo sempre, até que o açúcar dissolva. Então, deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo regularmente. Apague o fogo e coloque o vinho. Então, é só deixar na panela, com o fogo apagado, por 20 minutos. Para servir, aqueça em fogo baixo, tomando bastante cuidado para não deixar ferver. Pronto!

  • RECEITA DE VINHO QUENTE COM VINHO BRANCO E MEL

Ingredientes:

1 litro de vinho branco seco;

1 xícara (chá) de água;

1 xícara (chá) de suco de laranja;

½ xícara (chá) de mel;

½ xícara (chá) de açúcar;

5 cravos-da-Índia;

Casca de 1 laranja (apenas a parte laranja);

1 canela em pau;

1 pedaço de gengibre descascado e fatiado.

Modo de preparo:

Em uma panela, misture o vinho, a água, o suco de laranja, o mel, o açúcar, o cravo, a casca de laranja, o gengibre e a canela. Leve ao fogo baixo e, assim que levantar fervura, deixe cozinhar por 10 minutos. Está pronto!

O maior período de consumo de vinho quente no Brasil começou, e depois de conhecer um pouco sobre a história dessa bebida, entender como ela foi consumida e espalhada por muitas regiões do mundo, e quais dos vinhos são os mais indicados por especialistas para serem utilizados, não é difícil encontrar criações de receitas inovadoras e deliciosas.

Comentar

Seu comentário
Digite seu nome