Dividida em cinco itinerários que serpenteiam pelos vinhedos, a Rota Turística do Champagne apresenta uma vista esplendorosa de vilarejos autênticos, antigos monastérios e imponentes castelos e igrejas.

Não precisa de muito para descobrir os melhores champagnes do mundo! É só seguir a Rota Turística do Champagne, que se estende por aproximadamente 500 quilômetros em Marne et l’Aube com 80 pontos de parada. Essa Rota Turística é dividida em cinco itinerários que serpenteiam pelos vinhedos, apresentando uma vista esplendorosa de vilarejos autênticos, antigos monastérios e imponentes castelos e igrejas.

É usual os produtores de vinhos proporcionarem uma visita personalizada, familiar e artesanal àqueles que reservam com antecedência uma visita em suas propriedades. As visitas podem ser pagas ou gratuitas, depende do formato proposto e do número de pessoas. As visitas guiadas das caves, geralmente, terminam com uma boa degustação desse precioso néctar, sinônimo de alegria e de festa, e que reflete tão bem a atmosfera que reina em Champagne.

Champagne-Ardenne fica a leste de Paris e se estende da fronteira belga até as portas da Borgonha. Graças aos grandes eixos rodoviários e ao TGV (o trem de alta velocidade francês, moderno e confortável), é rápido e fácil chegar a região. Por exemplo, ao sair do centro de Paris de TGV, é possível chegar ao centro de Reims, local onde estão as grandes Maisons, em apenas 45 minutos.

Setembro, na época das colheitas, é uma ótima escolha para viver essa experiência única. É nessa época que o bom humor e a paixão por esse vinho reúnem todos os amantes do champagne.

Um turismo que vai além do vinho…

A UNESCO escolheu inscrever cinco sítios de Champagne na lista do Patrimônio Mundial da Humanidade, reconhecendo assim seu importante valor universal.

Uma consagração para esses lugares dotados de uma forte conotação histórica, como a Catedral de Reims, onde foram coroados durante oito séculos os Reis da França, ou a Igreja Notre-Dame-en-Vaux de Châlons-en-Champagne e a Basílica de l’Epine, etapas no caminho de Santiago de Compostela.

Catedral Notre-Dame

REIMS

A Catedral onde foram sagrados 33 reis da França é um dos mais belos símbolos da arte gótica. Entre seus 2.303 motivos esculpidos, o célebre “Anjo sorrindo”. A admirar também, no coro, os vitrais desenhados por Chagall. Em 2011 comemora-se os 800 anos desse grande sítio do patrimônio francês.

Antiga Abadia real Saint-Remi

REIMS

A basílica conserva o baú de Saint-Remi, o cardeal que batizou Clovis em 498. Quanto à antiga abadia real, ela abriga o museu de história e arqueologia da cidade.      

Palais du Tau

REIMS

O palácio era a residência dos reis da França quando vinham para o coroamento. Até hoje abriga as esculturas da catedral e seu tesouro real.          

Basílica Notre-Dame

L’EPINE

Essa obra de arte do gótico espanta por seu teto e pirâmides esculpidas e também pela centena de gárgulas. A descobrir ainda a tribuna de pedra e o sarcófago.              

Igreja Notre-Dame en Vaux

CHALONS-EN-CHAMPAGNE

A antiga igreja tem duas torres com imponentes flechas cobertas por chumbo e magníficos vitrais do século XVI. Seu carrilhão é um dos mais importantes da Europa.

As maisons de Champagne

Algumas propriedades que aceitam visitas mediante reserva:

Reims

· Champagne Vranken – Pommery: www.pommery.com

· Champagne G.H. Mumm: www.mumm.com

· Champagne Veuve Clicquot – Ponsardin: www.veuveclicquot.fr

· Champagne Taittinger: www.taittinger.com

Epernay

· Champagne Moët & Chandon: www.moet.com

· Champagne Mercier: www.champagnemercier.com

· Champagne De Castellane: www.decastellane.com

Aube

· Champagne Château de Bligny: www.champagnechateaudebligny.com

· Champagne Drappier: www.champagne-drappier.com

Fotos : Divulgação e annagoody.ca

Comentar

Seu comentário
Digite seu nome